Favicon condutiva.gif

Os sensores de umidade para agregados também podem ser aplicados em secadores de areias para auxiliar no controle do processo de secagem.

A eficiência dos secadores de areia depende muito da umidade de entrada do material. Normalmente, nos controles manuais de secadores, a operação está ajustada para uma determinada umidade de trabalho. Se a areia ficar mais seca e isso não for detectado pelo operador, perde-se a eficiência de secagem. Consome-se a mesma quantidade de combustível da situação original de trabalho e não se aumenta o fluxo de material entrando no secador. 

Com a instalação de sensores de umidade em tempo real, no fluxo de alimentação do secador, pode-se ajustar em tempo real os parâmetros de trabalho. Assim, com material mais seco, é possível aumentar o fluxo de alimentação do secador e obter maior produtividade para o mesmo consumo de combustível.

 

Na situação inversa, se a umidade do material aumenta, o sistema ajusta os parâmetros de trabalho para que o fluxo de alimentação seja reduzido. Dessa forma evita-se paradas desnecessárias que são ocasionadas por sobrecarga do secador, que implicam em desligamento de todo o sistema para remoção da areia e reestabelecimento do fluxo de trabalho.

A Condutiva também desenvolveu uma solução que monitora a pressão no secador, a temperatura de saída da areia e a umidade, de forma a otimizar o nível de entrada do material no secador. Consegue-se assim, aumentar a produtividade do secador e evitar paradas desnecessárias por embuchamento. 

A automação para secadores de areia requer a regulagem precisa de vários parâmetros de trabalho. Contudo, a presença de sensores de umidade torna este ajuste ainda mais refinado para se extrair o máximo de eficiência na secagem.

SENSOR DE UMIDADE PARA AGREGADOSpng.png

Com a instalação do Sensor de umidade secadores de areia em tempo real, no fluxo de alimentação do secador, pode-se ajustar em tempo real os parâmetros de trabalho. Assim, com material mais seco, é possível aumentar o fluxo de alimentação do secador e obter maior produtividade para o mesmo consumo de combustível.

PARA SABER MAIS SOBRE SENSOR DE UMIDADE PARA SECADORES DE AREIA

Telefone: (19) 3032.1751 (19) 3888.2738

E-mail: condutiva@condutiva.com.br

Rua 03, n° 84 – Parque das Indústrias Bairro Betel. Paulínia / SP | CEP 13148-378