Favicon condutiva.gif
SENSOR DE UMIDADE PARA AGREGADOSpng.png

Sensores de umidade para Agregados são aparelhos que medem e controlam a umidade do concreto. Primeiro se adiciona os agregados e o cimento e o sensor faz a leitura da quantidade de água existente nesta mistura e em seguida adiciona a água e aditivo até se atingir automaticamente o teor de umidade do concreto que é desejado.
Então não importa a umidade previamente existente nos agregados, então não é necessário se realizar ensaio de umidade e se ter tabelas de traço com diversas umidades da areia e brita.

O Sensor de Umidade para Dosadoras de Agregados Condutiva Série é uma solução moderna e eficiente para medição de umidade em silos de pesagem de agregados.

Contribui na automação de centrais dosadoras de agregados, permitindo a correção da pesagem do agregado e do volume de água a ser utilizado na massa de concreto.
O equipamento permite uma medição precisa, em tempo real, da quantidade de água presente nos agregados utilizados na  produção de concreto.


Isso faz do Sensor de Umidade para Agregados um importante aliado no controle da qualidade do produto final, aumentando a confiabilidade e a repetibilidade do processo.
É facilmente adaptado em diversos modelos de silos de centrais dosadoras.

O Módulo de Sinal Analógico UP 1000 permite interfaceamento com a CLP mestre do equipamento principal enviando sinal analógico de 4 a 20 mA. 

O Regulador de Fluxo RF1000 é um acessório que garante compactação constante do agregado sobre o sensor tornando a medida de umidade mais confiável.

 

A Condutiva sensor de umidade para agregados fornece este equipamento, os sensores de umidade são importantes no incremento da qualidade do artefato de concreto, é dito assim por esta empresa no seu site as informações abaixo:

A medição e o controle da umidade em tempo real garantem que a relação água x cimento mantenha-se constante em todos os ciclos produtivos.


Contribuem para a automação dos misturadores, eliminando erros de correção da umidade, reduzindo perdas e aumentando a produtividade.
A massa de concreto com umidade constante garante:
Uma coloração uniforme nos artefatos e tempos de ciclos de prensagem constantes na produção de blocos e pisos.

Extrusões mais uniformes na produção de telhas de concreto.
Relembrando que os sensores de umidade são aparelhos que são utilizados para medir e controlar a umidade do concreto. 
Primeiro se adiciona os agregados e o cimento e o sensor faz a leitura da quantidade de água existente nesta mistura.
Em seguida a água é adicionada com o aditivo até se atingir automaticamente o teor de umidade do concreto que é desejado.

Temos assim as seguintes vantagens na utilização destes sensores de umidade:
Não importa a umidade que existe nos agregados, desde que este total não ultrapasse a quantidade total de água a ser utilizada na mistura.

As tabelas de traço são simplificadas porque não existem linhas escritas para diversas umidades dos agregados.


Não existe erro de leitura da tabela de traço, só existe uma linha com percentual de zero por cento de umidade.
Não existe ensaio de umidade do concreto nas peças que se está fabricando para aferição da água utilizada.
Se houver chuvas que faça variar a umidade dos agregados não é preciso fazer uma correção da água que se está utilizando.
A dispersão na resistência do concreto diminui haja vista que o fator água/cimento permanece sempre sem alteração.
A coloração das peças fabricadas não sofre alteração em virtude de variação da água utilizada, porque esta tem umidade constante.


Não existem paradas do equipamento de produção para limpeza dos moldes em virtude de aderência do concreto nestes moldes por excesso de água.
O ciclo de um traço passa a ser menor e de tempo constante porque não é preciso verificar (parando o ciclo da mistura) com as mãos seu teor de água
O inicio de produção (manhã e tarde) de uma fábrica não depende do laboratório para se realizar medições de umidade de agregados a fim de definir qual a linha da tabela de traços que vai ser utilizada.

Em concreto plástico ainda precisa confirmar o abatimento pelo ensaio do tronco de cone para a verificação da água adotada se está correta.

As quebras de peças fabricadas diminuem e o risco de se adotar uma água com dosagem abaixo do ponto ótimo não irá ocorrer, uma vez que já é predefinida a água ótima na tabela de traços.

É comum nas fábricas se utilizar erroneamente uma dosagem de água abaixo do ponto ótimo porque o processo de produção torna-se mais rápido em virtude do enchimento ser mais fácil, com isso as peças fabricadas tornam-se quebradiças porque o cimento não teve água suficiente para se hidratar.

Este tipo de equipamento é imprescindível para se manter um alto padrão de qualidade do concreto produzido, em qualquer misturador, seja este horizontal, turbo misturador ou planetário.

 

PARA SABER MAIS SOBRE SENSOR DE UMIDADE PARA AGREGADOS

Telefone: (19) 3032.1751 (19) 3888.2738
E-mail: condutiva@condutiva.com.br

Rua 03, n° 84 – Parque das Indústrias Bairro Betel. Paulínia / SP | CEP 13148-378

Sistema regulador de fluxo de agregado R