O Medidor de umidade em Grãos e Ração da Condutiva é uma solução moderna e eficiente para medição de umidade em processos de secagem de grãos e ração.
O equipamento permite uma medição precisa, em tempo real, da quantidade de água presente nos materiais. Também contribui na automação de sacadores e resfriadores de grãos e ração e em misturadores de ração.
Isso faz do Sensor de Umidade um importante aliado no controle da qualidade do produto final, aumentando a confiabilidade e a repetibilidade do processo.
É facilmente adaptado em diversos modelos de secadores, resfriadores e misturadores.

O Módulo de Sinal Analógico UP 1000 permite interfaceamento com a CLP mestre do equipamento principal enviando sinal analógico de 4 a 20 mA. 
A sonda possui um sensor de temperatura incorporado para corrigir a medida de umidade em função de variações da temperatura ambiente e do processo produtivo. O resultado desta correção pode ser observado na variação de umidade em função da temperatura.

 

Para uma variação de temperatura de 27 ºC a 50 ºC, o teor de umidade variou menos de 0,2 %. Isto garante alta precisão na medição e controle do teor de umidade independente da temperatura.

Medidores de umidade são máquinas capazes de quantificar a quantidade de água no estado de vapor de um determinado objeto ou local. Dentro das necessidades de se medir a quantidade de umidade, esta a do solo.

Ela se da devido aos projetos de engenharia como estradas,controle de talude naturais e aterro. Na agricultura também se percebe a importância de medir a umidade do solo dentro da informação da quantidade de água disponível para as plantas no sistema solo-planta-atmosfera, e em sistemas automatizados de irrigação. 

O controle de umidade eficaz é extremamente importante nos setores industriais, pois afeta diretamente na qualidade final do produto, na economia, no controle de qualidade e na confiabilidade dos processos de fabricação.

A Condutiva desenvolve e aplica soluções e serviços em processos industriais, onde o controle de umidade seja fundamental. São equipamentos que passam por constante aperfeiçoamento para atender às diferentes demandas e particularidades em diversos processos produtivos.

Ainda dentro da agricultura, é muito comum mensurar a quantidade de umidade da biomassa, antes da transformação dela em briquetes. Quando a matéria prima (biomassa) tem um alto grau de umidade, ela não compacta a quantidade suficiente para se a produção de um briquete com qualidade. 

Favicon condutiva.gif
Medidor_de_umidade_de_Graõs.png

Numa cultura de grãos ou sementes, a correta determinação de padrões de umidade desde o plantio, colheita, secagem, armazenagem, expedição e principalmente na comercialização é de vital importância. Por essa e outras razões o medidor de umidade não deve faltar na vida dos produtores.

A importância de ter um equipamento agrícola como esse é notável, em especial ao lidar com operações agrícolas delicadas, como:  

Plantio:

Permite que se conheça quando os grãos atingem a maturação fisiológica para se conseguir a produção máxima.

Colheita:

Permite determinar o melhor período de colheita para que as colheitadeiras tenham o melhor rendimento sem perdas excessivas no campo ou embuchamento das máquinas.

Secagem:

E importantíssimo saber exatamente a umidade para se obter uma secagem adequada, com menor dano possível e com melhor rendimento do secador e obtenção de grãos e sementes com qualidade, pois a secagem excessiva retira a qualidade e peso; não suficiente, a umidade excessiva estraga a armazenagem. 

Armazenagem:

E essencial que se determine a umidade para permitir conservar os grãos e sementes com qualidade, evitando-se aparecimento de fungos e outras pragas.

Expedição: E que se verifica o quanto é importante o conhecimento correto da umidade, pois vai revelar o quanto que se perdeu ou excedeu em peso durante a armazenagem.

Comercialização:

Os fatores, qualidade e umidade são vitais para se obter um bom preço ( muita água é baixa qualidade e excessivos descontos ) pois quem compra grãos não compra água. 

Descrição

Fácil manuseio e operação, mesmo em locais sem infraestrutura para tais medições. Para utilização tanto em laboratório como em medidas em campo.


Portátil SA 1000 Aplicações

Pode ser aplicado em diferentes tipos de materiais como: grãos, ração, agregados para construção civil, insumos e produtos da indústria alimentícia e siderúrgica.

Garantia de Funcionamento e Assistência Técnica

 

PARA SABER MAIS SOBRE MEDIDOR DE UMIDADE EM GRÃOS

Telefone: (19) 3032.1751 (19) 3888.2738
E-mail: condutiva@condutiva.com.br

Rua 03, n° 84 – Parque das Indústrias Bairro Betel. Paulínia / SP | CEP 13148-378