Focada em inovação e no desenvolvimento de tecnologias, a Condutiva criou um determinador de umidade contínuo para secadores de grãos em tempo real, instalado em secadores de grãos. Esse equipamento é montado na saída do secador para medição contínua e em tempo real da umidade dos grãos. 

Essa é a primeira forma de aplicação do equipamento, a qual permite automatizar o registro dos valores de umidade em um arquivo PDF ou Excel. Para isso pode-se utilizar um programa de coleta de dados da Condutiva ou um sistema supervisório, eventualmente, existente no cliente, que possa ser disponibilizado para os gestores da unidade de armazenamento.

Uma segunda montagem é instalar dois sensores, um na entrada e outro na saída do secador.

Com dois equipamentos pode-se saber as umidades em cada um desses pontos do secador e automatizar o seu funcionamento.

Outras montagens permitem ler, via sensor de umidade, a temperatura do grão utilizado na secagem, registrando esses valores no mesmo banco de dados onde estão registrados os valores de umidade. 

Essas diferentes configurações de montagem permitem ainda: melhores registros de umidade dos grãos armazenados, minimizam erros de secagem, reduzem o consumo de combustível na fornalha do secador, aumentam a disponibilidade de uso do secador etc. 

Evitando a secagem em excesso dos grãos, consegue-se reduzir o tempo de utilização do secador, disponibilizando-o para o trabalho com uma nova carga de grãos.

Numa situação de secagem além do ponto ótimo, se reduz a massa de grãos, ao se evaporar água além do necessário. Por exemplo, se em 400.000 sacas de um determinado grão, ocorrer 1% de secagem em excesso, os grãos ficarão com a umidade 1% abaixo da prevista em norma, para a venda. 

Isso representa 4.000 sacas perdidas, já que água foi evaporada em excesso! Conclui-se que somente com o valor dessas 4.000 sacas, se justificaria o investimento em determinadores de umidade contínuos, pois essa soma equivale muitas vezes mais ao que foi investido!  

Outros equipamentos como medidores de fluxo e coletores automatizados de grãos, levam a um melhor monitoramento de unidade de secagem e armazenagem de grãos. 

O uso dessas tecnologias permite o monitoramento do sistema produtivo da empresa, mediante o registro de dados confiáveis e em tempo real. Tudo isso gera informações consistentes para tomada de decisões assertivas.
Tem-se assim dados como: umidade dos grãos em tempo real; temperatura da massa de grão e do ar no secador; fluxo de grãos no secador e indo para o armazém, em toneladas por hora; amostragem de grãos para posterior envio ao laboratório. O controle adequado de todas essas variáveis tem relação direta com ganhos de produtividade, competitividade e qualidade dos grãos. 

 

PARA SABER MAIS SOBRE DETERMINADOR DE UMIDADE CONTINUO SECADORES DE GRÃOS

Telefone: (19) 3032.1751 (19) 3888.2738
E-mail: condutiva@condutiva.com.br

Rua 03, n° 84 – Parque das Indústrias Bairro Betel. Paulínia / SP | CEP 13148-378

Contate-nos

Rua Três, 84 - Parque das Indústrias / Paulínia SP CEP 13148-378

Conecte-se conosco
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Logo Condutiva site.png

ENTRE EM CONTATO COM A CONDUTIVA : (19) 3032.1751 (19) 3888.2738

Novoloorganicaazulsite.png
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto