Condutiva Tecnologia Condutiva Tecnologia Condutiva Tecnologia Condutiva Tecnologia Condutiva Tecnologia Condutiva Tecnologia

FAQ

Quais as vantagens do uso de um sensor de umidade?
Os sensores de umidade em tempo real garantem que a umidade final desejada para cada material seja sempre atingida. O uso de sensores torna a correção de umidade repetitiva, contribuem para a automação da linha de produção, melhoram o controle dos processos produtivos, minimizam erros e reduzem perdas, retrabalhos e desperdícios.



Em quais segmentos podemos usar um sensor de umidade?
Os sensores de umidade são aplicados em vários segmentos como:
- na fabricação de concreto usinado e de peças premoldadas;
- na fabricação de concreto para produção de blocos, pisos, tubos, telhas;
- na produção de ração;
- no beneficiamento de areia de fundição;
- na secagem de grãos entre outras aplicações.



Quais as vantagens do uso de um sensor de umidade na construção civil?
As principais vantagens são:
- Manutenção da relação água x cimento constante em todos os ciclos de produção
- Melhora do desvio padrão nos testes de resistência
- Automação da adição de água e redução de erros operacionais
- Melhor qualidade dos artefatos de concreto
- Mais produtividade da linha de produção
- Menor índice de perdas e menos erros no processo produtivo
- Melhor acabamento dos artefatos de concreto



Quais são as principais vantagens do uso de um sensor de umidade no processo de secagem de grãos?
O sensor de umidade em tempo real garante que o grão seja armazenado somente no momento em que a umidade final desejada seja atingida. A umidade do grão é medida durante todo o processo de secagem. Assim, evita-se medidas em medidores de bancada, as respostas são mais rápidas, reduz-se erros de processo e o equipamento pode ser integrado à automação do secador.



Quais são as principais vantagens do uso de um sensor de umidade na fabricação de rações?
Garante-se que a umidade final especificada para o produto não seja ultrapassada. O sensor atua durante todo o ciclo de correção de umidade detectando a umidade inicial e adicionando água até o teor de umidade programado. Evitam-se perdas, retrabalhos, riscos de perda da ração embalada devido a excesso de água. Com os sensores de umidade há melhor controle do processo produtivo e automatização da medição e controle da adição de água.



No processo de fabricação de artefatos de concreto, o que pode acontecer caso a umidade não seja controlada por um sensor?
O principal problema é a variação do fator água x cimento que acarreta aumento no desvio padrão nos testes resistência do artefato de concreto produzido. Também ocorrem perdas de produtividade e erros no controle de umidade também impactam na aparência e qualidade do artefato produzido, variação da tonalidade.



Quais são os tipos de sensores de umidade existentes no mercado e quais são as diferenças entre eles?
Existem dois princípios mais comuns para a medição de umidade: por frequência de ressonância e resistividade elétrica.
Os sensores resistivos trabalham medindo a resistência que a massa de concreto oferece à passagem da eletricidade. Este princípio de funcionamento depende da quantidade de sais dissolvidos no concreto e que podem variar. Assim, estes sensores podem medir diferentes umidade para concretos (ou qualquer outro material) com a mesma quantidade de água.
Os sensores capacitivos que operam com uma frequência de ressonância são menos suscetíveis à diluição de sais e aditivos já que este princípio de funcionamento baseia-se na constante dielétrica os materiais. A constante dielétrica da água é muito maior que dos outros materiais e quanto mais úmido o material maior a constante dielétrica que é detectada pelo sensor.



Para os fabricantes de concreto, os benefícios compensam os investimentos em um sistema de medição e controle de umidade?
Sim. Os sensores de umidade garantem que a relação água x cimento mantenha-se constante em todos os ciclos produtivos. Também contribuem para automação dos misturadores e usinas dosadoras de agregados, eliminando erros de correção de umidade, reduzindo perdas e aumentando a produtividade. Assim, o processo torna-se mais confiável e artefatos de concreto têm um incremento de qualidade.



Qual a vantagem do sensor capacitivo da Condutiva Tecnologia?
- Baixa sensibilidade à quantidade de sais dissolvidos
- baixa sensibilidade a outros insumos, como aditivos e impermeabilizantes, utilizados no preparo da massa de concreto,
- controle preciso mesmo em traços ricos em cimento,
- boa penetração no material que tem a umidade medida,
- possui várias opções de soluções que atendem a condições específicas de preparo da massa de concreto.



A posição da sonda no misturador é importante?
Sim. A correta montagem da sonda garante o perfeito funcionamento do sensor e reduz as intervenções para manutenção. A posição da sonda deve ser tal que permita fluxo constante e renovação de massa sobre a superfície do sensor. A sonda não deve ser montada abaixo do ponto de adição de agregados, cimentos e água.



Como deve ser montado o sistema de adição de água?
O sistema de adição de água deve ser montado de forma a garantir distribuição da água em vários pontos da massa de concreto. Também deve-se observar a correta vazão de água para que ocorra rápida homogeneização na massa de concreto.



O sistema de adição de água influencia no processo de correção da umidade?
Sim. Grandes volumes de água não são rapidamente homogeneizados na massa de concreto exigindo longos tempos de homogeneização. A água reage quimicamente com o cimento e pigmento. Assim, se muita água for adicionada em uma só porção da massa não haverá correta homogeneização da água na massa de concreto. Por tal razão, sistemas de adição de água bem dimensionados contribuem para o correto funcionamento do sensor de umidade.



Como funciona o sensor de umidade da Condutiva?
Os sensores de umidade da Condutiva são capacitivos e funcionam com base na constante dielétrica, que é uma grandeza física característica de todos os materiais. Quanto mais úmida a massa de concreto maior sua constante dielétrica e os sensores capacitivos detectam esta alteração.
São sensores que trabalham com freqüência na faixa de MHz, possuem boa sensibilidade e custo competitivo.



O sensor de umidade em misturadores atrasa o ciclo de produção de massa de concreto?
O sensor de umidade não atrasa o ciclo de produção da massa de concreto quando corretamente especificado e instalado.
Os sensores de umidade em misturadores de concreto acabam desempenhando duas funções: corrigem a umidade da massa de concreto e garantem uma massa homogênea.
O sensor de umidade da Condutiva realiza 12,5 leituras por segundo. Durante, por exemplo, um ciclo de rotação de pás de 2 segundos o sensor realiza 25 leituras da umidade da massa de concreto. Assim, o sensor de umidade possui velocidade de leitura suficiente para detectar qualquer alteração de umidade. Uma vez detectado que a umidade da massa está corrigida e o sinal de umidade estável tem-se a informação de que a massa está homogênea e pronta para uso.
A Condutiva possui diversas soluções tanto para misturadores de concreto quanto para dosadoras de agregados.



A sonda desgasta-se muito rapidamente?
A sonda é produzida com materiais altamente resistentes a abrasão e o plano de manutenção (que deve ser realizado pelo próprio operador do misturador) garante longa durabilidade ao equipamento. Normalmente, as pás e as chapas internas de desgaste dos misturadores sofrem manutenção ou são substituídos muito tempo antes do sensor de umidade.
A Condutiva oferece diferentes opções de sonda e materiais em função do tamanho do misturador do cliente e dos tipos de agregados utilizados.



Como funciona o sensor resistivo?
O sensor resistivo funciona com dois eletrodos isolados. Aplica-se uma tensão entre os dois eletrodos e mede-se a resistência que a massa de concreto oferece à passagem da eletricidade.
A desvantagem deste método é que a condução da eletricidade é realizada pelos sais dissolvidos na massa de concreto. São eles que conduzem a eletricidade entre os eletrodos do sensor. A variação da quantidade de sais diluídos na massa leva a diferentes medidas de umidade mesmo para a mesma quantidade de água.



MAPA DO SITE


  • Empresa
Condutiva Tecnologia
Condutiva Tecnologia
  • Aplicações

Condutiva Tecnologia
  • Depoimentos
Condutiva Tecnologia
  • Faq
Condutiva Tecnologia
  • Contato

Fone |19| 3032.1751

        |19| 3888.2738

condutiva@condutiva.com.br



Condutiva Tecnologia LTDA

Rua 3, 84 - Parque das Indústrias/Betel

Paulínia / SP • CEP 13148-378

Copyright © 2014 • Condutiva - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Modo Comunicação e Marketing